domingo, 9 de setembro de 2012

This is Toronto!


 Uma viagem de quase 24 horas foi cempensada já na primeira noite em Toronto. Um taxista indiano não só insistiu em me fazer economizar dinheiro me levando até uma estação de metrô como me deu trocados para pagar a passagem. No albergue, no primeriro andar de uma casinha aconchegante cheio de cartazes de falsos filmes antigos, fui atendido como se fosse da casa. As pessoas são incrivelmente gentis, muitos "sorry" e "thank you so much". Toronto é uma cidade de estrangeiros, o que já me deixa confortável já que muitas vezes lido pessoas que já passaram por essa mesma situação. Engraçado como áreas muito movimentadas, cheias de prédios e carros estão a apenas alguns passos de áreas que parecem suburbanas, com casinhas, quintais e cercas em ruas tranquilas. Cada bairro traz uma identidade própria, mas não há, a princípio, uma segregação. A Universidade de Toronto, absolutamente linda e com funcionários solícitos. Há algo de Hogwarts em seus edifícios, herança do domínio inglês. Ah, claro, o festival. Jornais e noticiários em polvorosa com o evento. Nos dois primeiros dias estava mais preocupado em me instalar e conhecer um pouco a cidade, além de socializar com meus novos amigos. Uma rápida passada no Scotiabank Theatre para ver o ótimo Killer Joe, de William Friedkin (uma família saiu no meio do filme, horrorizada, o que rendeu alguns risos dos poucos presentes) e, na saída, Sam Rockwell procurando a sala da sua sessão. A ficha ainda não caiu. No segundo dia, um passeio à noite pelo King Street foi coroado com as visões de Amy Adams passando rapidamente no tapete vermelho de The Master (Joaquin Phoenix já havia entrado) e Eva Mendes saindo da sessão de The Place Beyond The Pines. Histeria, centenas de pessoas, gritos e flashes. Não sei o que se pensa sobre os filmes em si, mas esse oba-oba acaba sendo uma divertida perda de tempo. O festival não é só isso, mas parece viver disso. Na foto acima, tirada pelo amigo Sebastian Watts, Eva Mendes acenando. Ainda vou me embriagar com o star system de uma maneira ou de outra - e sem culpa -, mas a maratona de filmes começa hoje e eu escreverei sobre eles mais a frente no Kinemail Blog.

Por Filipe Marcena

Nenhum comentário: