sábado, 15 de setembro de 2012

Shakespeare Pop, by Joss Whedon


Antes de mais nada, Shakespeare já não é o texto mais fácil do mundo para uma pessoa cujo o inglês é a língua mãe, que dirá então pra mim. Dito isso, sai muito surpreso do novo filme de Joss Whedon, a adaptação da comédia MUCH ADO ABOUT NOTHING (EUA, 2012), ou Muito Barulho por Nada. Sim, Whedon é aquele homem que escreveu e dirigiu o maior sucesso de bilheteria do ano (e um dos maiores de todos os tempos) Os Vingadores. Também criou Buffy, Angel, Firefly, Serenity, co-escreveu Toy Story e brilhante O Segredo da Cabana, filme de horror ainda inédito no Brasil. Uma adaptação de Shakespeare não é exatamente o que as pessoas esperavam de Whedon, e por isso mesmo sua escolha foi genial. Trabalhando com atores  e amigos recorrentes em seus trabalhos, como Clark Gregg e Nathan Fillion, Whedon aborda o texto clássico da maneira como ele era visto em sua época: uma obra popular. Não é uma adaptação clássica, mas mantém o respeito para com Shakespeare procurando o que ele tinha de genial por baixo do cânone. E acerta em cheio. O mais impressionante é que o filme tem obviamente a marca de Whedon. Filmado em preto-e-branco, MUCH ADO ABOUT NOTHING é transposto para a contemporaneidade, focando numa família classe média e suas relações. Shakespeare foi mestre da crônica social, familiar e amorosa, e Whedon tem belos insights em sua tradução e um humor  que tanto condiz com o texto quanto agrada as plateias de hoje. Não há auto-indulgência nem auto-importância (alguém se lembra de A Tempestade de Julie Taymor?), muito menos condescendência. Whedon faz cinema popular e é bom nisso, basta ver a legião de fãs e a incrível resposta ao filme (foi aplaudido em cena aberta duas vezes, embora isso não seja um choque em se tratando de TIFF). Ao dar adeus ao academicismo (nada contra Kenneth Branagh, aliás), ele acaba de tornar Shakespeare relevante para toda uma juventude que não o conhecia bem ou tinha preconceitos, isso contando a barreira da linguagem e o fato de não ser uma obra mais popular como Romeu & Julieta. Ótimos atores, e ritmo impecável (1h47min que passam rapidinho) fazem de MUCH ADO ABOUT NOTHING um crowd-pleaser sem medo nem culpa. Muito bom ter alguém inteligente e bem humorado como Joss Whedon comandando o cinema pipoca.

MUCH ADO ABOUT NOTHING
Cotação: ÓTIMO
Visto em14/09 no Elgin Theater
Por Filipe Marcena

Nenhum comentário: