quarta-feira, 5 de setembro de 2012

37º Festival Internacional de Toronto

É com alegria, e já muitas saudades, que comunico minha "promoção" à correspondente internacional do Kinemail no Canadá. Graças ao programa Ciências sem Fronteiras, viajarei na noite de 4 de setembro ao país, onde vou morar por um ano e estudar cinema na Universidade de Toronto. Sou pura empolgação, nervosismo e ânsia para começar essa experiência na cidade mais aberta a culturas do mundo, e prefiro não classificá-la agora para não criar falsas expectativas. Com isso, meu tempo voltado para o Kinemail www.kinemail.com.br ficará mais restrito. Despeço-me temporariamente da coluna DICAS DE CINÉFILO com um de meus filmes favoritos, o fabuloso Ghost World - Aprendendoa Viver, de Terry Zwigoff. Mas isso não significa que estou me afastando do site. Entre um dia de aula e outro, encontrarei tempo para assistir a filmes e escrever sobre aqueles que futuramente serão lançados no Brasil, e já há uma pequena lista para dar baixa nesse primeiro mês. Além disso, já a partir da próxima edição, vou cobrir o primeiro Festival Internacional para o Kinemail.



De 6 a 16 de setembro a cidade mais populosa do Canadá recebe o Festival Internacional de Cinema de Toronto (ou TIFF, para os mais chegados), em sua 37º edição. Aqui você lerá sobre os filmes, os cinemas, as pessoas, os acontecimentos e o line-up do festival. O TIFF é conhecido pelo populismo, abrangendo filmes já lançados em festivais como Berlim, Cannes e Veneza, lançamentos hollywoodianos e obras mais obscuras, além de curtas e programas especiais. Entre os nomes mais populares desta edição, teremos nos programas Gala Presentations e Special Presentations os lançamentos mundiais de Cloud Atlas (Irmãos Wachowskie Tom Tykwer), Anna Karenina (JoeWright), Capital (Costa-Gavras), Great Expectations (Mike Newell), Argo (Ben Affleck), Much Ado About Nothing (Joss Whedon), Foxfire (Laurent Cantet), Dans La Maison (François Ozon) e Silver Linings Playbook (David O. Russell), além de filmes de veteranos em festivais, como Post Tenebras Lux (Carlos Reygadas), Spring Breakers (Harmony Korine), Passion (Brian De Palma), To The Wonder (Terrence Malick), Reality (Mateo Garrone), The Hunt (Thomas Vitemberg), Rust and Bone (Jacques Audiard) e The Master (Paul Thomas Anderson); no programa Masters, exibições de Amour (Palma de Ouro em Cannes 2012, de Michael Haneke), In Another Country (Hong Sang-soo), Something in The Air (Olivier Assayas), Gebo er l'ombre (Manoel de Oliveira), Like Someone in Love (Abbas Kiarostami) e La Noche de Enfrente (o último filme de Raúl Ruiz).



Entre os vários outros programas, os novos filmes de Rob Zombie (The Lords of Salem), Martin McDonaugh (Seven Psychopaths), Carlos Sorin (Días de Pesca), Mika Kaurismaki (Road North), Brillante Mendoza (Thy Womb) e Sergei Loznitsa (In The Fog), além de mostra focada na cidade de Mumbai, sessões especiais de Disque M Para MatarStromboli e San Soleil, os lançamentos da co-produção Brasil e Angola O Grande Kilapy (de Zezé Gamboa, com Lázaro Ramos), a a estreia mundial do pernambucano Era Uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes, com Hermila Guedes e João Miguel, além de muitos outros longas e curtas. Serão 289 filmes em 11 dias, uma maratona que será ainda mais complicada para mim, que não conheço a cidade, ainda estarei me instalando e já terei aulas alguns dias
após minha chegada. Se eu conseguir assistir a 10 filmes do festival, já será incrível e comentarei
para vocês. Por enquanto, me despeço do Recife e prometo aos leitores, aos colegas e a mim
mesmo publicar no Kinemail sempre que possível. Acompanhem e até breve!

Por Filipe Marcena


Nenhum comentário: