segunda-feira, 15 de outubro de 2012

36ª Mostra SP começa nessa sexta 19 de outubro


Nessa sexta-feira 19 de outubro começa mais uma Mostra Internacional SP de Cinema, em sua 36ª edição. Essa é de fato a primeira vez sem o organizador Leon Cakoff, que faleceu ano passado às vésperas do evento. Esse ano, sua esposa e fiel parceira no grandioso evento, Renata de Almeida, 47 anos, toma a frente da empreitada. Embora a Mostra SP mantenha-se saudável em público, cada vez mais lotada e comentada na mídia, Renata reforça que é sempre uma luta, com dificuldade de patrocínio e um trabalho árduo para organizar o evento. Sempre privilegiando os filmes inéditos na enorme programação, esse ano os destaques são uma retrospectiva completa da obra do russo Andrei Tarkóvski (1932-1986), complementada com exposição de seus famosos polaróides no MASP e a presença do filho do diretor em debates e lançamento do livro Tarkóvski - Instantâneos. Também fazem parte das mostras especiais a obra do japonês Minoru Shibuya (1907-1980) e do russo Sergei Loznitsa, que vai participar do evento. Loznitsa esteve presente na IV Janela Internacional de Cinema do Recife, ano passado, com documentários e seu impactante primeiro longa Minha Felicidade. Nessa Mostra, lança seu novo longa Na Neblina. Também teremos uma mostra dedicada ao jovem realizador português Miguel Gomes (Aquele Querido Mês de Agosto).

Essa edição não poderia deixar de registrar o feliz momento do cinema pernambucano. Serão exibidos O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, Boa Sorte, Meu Amor de Daniel Aragão e Era Uma Vez Eu, Verônica de Marcelo Gomes, todos premiados recentemente e inéditos nos cinemas. Além deles, a Mostra Brasil conta ainda com Lacuna, de André Lavaquial, Chamada a Cobrar, de Anne Muylaert, Jards de Erik Rocha, O Que Se Move, de Caetano Gotardo e sessão homenagem para Alma Corsária, de Carlos Reichenbach (1945-2012).




Entre os premiados recentes que terão sessões concorridas, teremos A Bela que Dorme, de Marco Bellochio, Além das Montanhas, de Cristian Mungiu (melhor roteiro em Cannes), Tabu, do português Miguel Gomes e A Parte dos Anjos, de Ken Loach (prêmio especial do júri em Cannes). Também em destaque, La Noche de Enfrente, o último filme de Raoul Ruiz (1941-2011); Antiviral, estreia na direção de Brandon Cronenberg, filho de David; O Gebo e a Sombra de Manoel de Oliveira; Reality de Matteo Garrone e Aprés Mai de Olivier Assayas. Mas como em todo ano, a maior parte da programação é formada por filmes pouco conhecidos e que, ao certo, nunca mais verão a luz de um projetor de sala de cinema no Brasil. Cabe a cada um fazer sua maratona cinéfila, descobrindo pérolas aqui e saindo irritado no meio da outra sessão acolá, para dar tempo de correr e salvar o dia com outros filmes.




Outra grande atração serão os clássicos restaurados, estão programados Era Uma Vez no Oeste de Sergio Leone; Lawrence da Arábia de David Lean; Tubarão de Steven Spielberg e La Jetée e  Nível Cinco, ambos de Chris Marker. Oficialmente, a Mostra SP encerra na quinta-feira 01 de novembro, sessão para jornalistas e convidados, com exibição da animação Frankenweenie, de Tim Burton, mas a grande festa de encerramento será a sessão gratuita especial na noite do feriado de Finados, 02 de novembro, ao ar livre no Parque do Ibirapuera para Nosferatu de F. W. Murnau, com acompanhamento ao vivo de coral e orquestra sinfônica.

Vale observar que acontecem várias sessões gratuitas. O Cine Olido, no centrão, tem sessões por apenas R$ 1,00 real; as sessões matinais, às 10h da manhã, do Festival Juventude são para estudantes, mas sempre é possível conseguir ingressos, pois costumam ser vazias; As sessões na Faculdade FAAP também são gratuitas, assim como as sessões ao ar livre com reprises de sucessos das Mostras anteriores no vão livre do MASP. No mais, é enfrentar filas e sessões esgotadas, com a imensa fauna cinéfila que invade São Paulo nesses 15 dias: tem os cinéfilos de carteirinha, os que estão atrás de ver celebridades, os hipsters de plantão, os maratonistas que querem ver 5 ou 6 filmes por dia, as madames e senhores que procuram cinema "de arte", os "cabeças" que sabem de cor os nomes dos novos diretores sul-coreanos...

Eu só chegarei em SP na quarta-feira 24, quando começarei a postar aqui comentários sobre os filmes vistos e outras coisas do dia-a-dia da Mostra SP. Até lá!

Fernando Vasconcelos | 15.10.2012

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Vasconcelos disse...

Aguardo comentários, sugestões e dicas, postema qui que eu faço post.