sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sexta-feira tem Tubarão no Cinema São Luiz



O V Janela Internacional de Cinema do Recife encerra sua programação nesse final de semana, começando por uma sexta-feira de programação intensa, culminando na exibição já histórica de TUBARÃO (Jaws, 1975) de Steven Spielberg. Filme causou terror na década de 70 e, quase 40 anos depois, ironicamente volta a ser exibido na cidade que hoje é, de fato, aterrorizada por ataques de tubarões nas suas praias urbanas, resultado de um desequilíbrio ambiental ao longo dos anos, com a construção do Porto de Suape. A vida imita a arte? A situação é tão crítica - um tubarão chegou a ser capturado no centro da cidade, no rio Capibaribe - que essa exibição hoje à noite (provavelmente para um cinema de 1.000 lugares lotado) terá em frente ao Cinema São Luiz um protesto de moradores do Recife (surfistas especialmente), exigindo atenção e ações do governo para reverter o desastre ambiental que infestou as nossas praias com as mandíbulas assassinas. Confira a programação completa dessa sexta-feira 16 de novembro:

SEXTA, 16 DE NOVEMBRO

CINEMA SÃO LUIZ

15h30 - NA NEBLINA de Sergei Loznitsa (Russia, 2012)

18h00 –  IR, VOLTAR E CHEGAR (Programa Curtas Brasileiros) - O Inverno de Željka, de Gustavo Beck (RJ); Eu Nunca Deveria Ter Voltado, de Eduardo Morotó, Marcelo Martins Santiago e Renan Brandão; Ikó-Eté, de Torquato Joel (PB); Desterro, de Marília Hughes e Cláudio Marques (BA) e Meu Amigo Mineiro, de Victor Furtado e Gabriel Martins (CE).

20h00  - ELES VOLTAM, de Marcelo Lordello (Brasil, PE, 2012), Melhor Longa Metragem de Ficção no 45º Festival de Cinema de Brasilia.

22h30 - TUBARÃO, de Steven Spielberg (EUA, 1975).

CINEMA DA FUNDAÇÃO

17h00 - QUINZENA 2 (Programa Quinzena dos realizadores Festival de Cannes) - Jeff, de Moto, de Marie-Eve Juste (Canadá); Retrato da Memória, de Marcin Bortkiewicz (Polônia); Wrong Cops, de Quentin Dupieux  (França) e A Maldição, de Fyzal Boulifa (Reino Unido/Marrocos).

19h00 –  NOSSOS PAIS E MÃES (Programa Curtas Internacionais) - Chefu, de Adrian Sitaru (Romênia); Dag, de Tamar van den Dop (Holanda); Ina Litovski, de Anaïs  Barbeau-Lavalette, André Turpin (Canadá) e Les Cheveux Courts, Ronde, Petite Taille, de Robin Harsch (Suíça).

21h00 – O QUE ARDE CURA (Programa Curtas Internacionais) - O Que Arde Cura, de João Rui Guerra da Mata (Portugal): Jantar em Família, de Stefan Constantinescu (Suécia); Rodri, de Franco Lolli (França) e Sacha L’ours, de Henri Desaunay (França).

Nenhum comentário: