sábado, 10 de novembro de 2012

Segundo dia, cinema poderoso no Janela


Já no seu segundo dia, o Janela oferece uma programação poderosa de puro cinema, começando logo ás 14h no Cinema São Luiz com a exibição única de TABU (Portugal, 2012) de Miguel Gomes, um dos filmes mais elogiados e consagrados pela crítica esse ano, com passagem pelos principais festivais e mostras recentes (Berlim, Fest Rio, Mostra SP). Sinopse: Uma idosa, sua empregada e uma vizinha dividem o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas descobrem um episódio de seu passado, uma história de amor e crime passada na África. Miguel Gomes, 40 anos, é o realizador dos longas A Cara Que Mereces (2004) e o excelente Aquele Querido Mês de Agosto (Top Ten Kinemail 2008), exibidos no Cinema da Fundação. TABU faz parte de programação especial do Cineclube Dissenso na V Janela de Cinema.


O Cinema da Fundação começa atividades do Janela neste sábado, com dois excelentes programas internacionais de curtas: 01. SOMOS TODOS CRIATURAS DE DEUS, às 18h30, um programa de 5 curtas somando 78 minutos, onde mais uma vez o destaque fica por conta do cinema português, com Barba, de Paulo Abreu, e Manhã de Santo Antônio (foto acima), de João Pedro Rodrigues, certamente o melhor curta dos que assisti em curadoria, entre tantos de alto nível. Imperdível, anote e agende-se, programa passa hoje e terá reprise quinta 15 (feriado) também no Cinema da Fundação, às 20h30. 02. ENCAIXE GOSTOSO, às 20h15, com 75 minutos, nas palavras de organizador Kleber Mendonça Filho, "seis filmes com sexo, sobre sexo, tesão e genitália juntaram-se na seleção e formaram esse programa, uma das boas safadeza esse ano na mostra internacional. os filmes são ótimos." Entre os curtas, Os Robôs, micro documentário de 4 minutos sobre Mike Sullivan, realizador de um filme em stop-motion de sexo com robôs; The Dickslap, muito bem traduzido aqui como Surra de Peia, sobre rapaz que trabalha em videolocadora e é inseguro a respeito do seu pau; e o curta que promete escandalizar até os cinéfilos mais cabeças e moderninhos, Fourplay: Tampa. Fourplay é uma série de curtas sobre sexo, produzidos entre outros, por Michael Stipe (do R.E.M.) A Janela exibiu antes Fourplay: San Francisco. Em Tampa, um jovem latino tímido vai passear no shopping para tentar uma aventura gay no banheiro público. Nervoso, ele começa a delirar, soltando a imaginação em cenas hilárias, que podem deixar alguns espectadores horrorizados. O sexo "explícito" é deliciosamente falso. Divirta-se!


Por fim, a noite no Cinema São Luiz encerra-se gloriosamente às 22h com a abertura do Clássicos do Janela exibindo PSICOSE (1960) de Alfred Hitchcock, um dos maiores filmes do mestre inglês e da história do cinema. Tive o prazer de assistir no cinema em 1980 (comemoração de 20 anos do filme) em 35 mm no extinto Cinema Astor. Agora, mais de 50 anos depois de sua realização, a Janela de Cinema nos oferece uma cópia restaurada em cristalino Digital DCP. Sinopse: Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega num velho motel, onde é amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins). Hitchcock, recomenda: "Assista desde o início e não conte o seu final a ninguém." Ajoelha e reza, será lindo!

Continue acompanhando aqui no Blog do Kinemail destaques da programação diária do V Janela Internacional de Cinema do Recife. Boas sessões!

Nenhum comentário: