quinta-feira, 20 de outubro de 2016

JOVENS, LOUCOS E MAIS REBELDES Everybody Wants Some!!

Aqui na minha DVDteca dos diretores contemporâneos eu não tenho, por exemplo, nada de Tarantino. E me dei conta que, com DVDs de 6 filmes, eu sou um fã de carteirinha do cinema de Richard Linklater. No seu novo filme, depois do imenso hype em torno de Boyhood, Linklater volta tranquilo para uma ideia do seu maravilhoso Dazed and Confused - Jovens Loucos e Rebeldes (1993): acompanhar um punhado de jovens no último dia de aulas nos anos 70 de uma high school americana num curto período de tempo onde, em termos clássicos de roteiro, absolutamente nada acontece.



JOVENS, LOUCOS E MAIS REBELDES (Everybody Wants Some!!, EUA, 2016) não é uma continuação mas é muito similiar no formato, recebendo com justiça o slogan de "continuação espiritual". Desta vez acompanhando no ano de 1980 a chegada de uma turma de jogadores de baseball numa universidade. Está tudo lá novamente, os maconheiros que parecem passar o dia inteiro chapados, o veterano perdido que nunca sai da faculdade e se dessa vez o enfoque é radicalmente masculino (são 12 rapazes), com possíveis leituras de subtexto homoerótico, há espaço para um romance do mais introspectivo e quieto deles (Blake Jenner) com uma garota de Humanas, garantindo um dos momentos mais engraçados, quando essa turma vai numa festa da turma dela.
Não há muito o que desenvolver numa "crítica" ao filme, é possível até detestá-lo, mas o que está em cena é muito mais interessante do que 90% dos filmes "divertidos" que passam hoje nos multiplexes e me remete nostalgicamente a filmes incríveis e despretensiosos que eu via no cinema quando jovem, de Diner a Porky's e Breaking Away, onde tudo flui com leveza, os personagens logo se definem e todos os atores em um elenco de desconhecidos estão muito bem, mérito da direção afetuosa de Linklater, que constrói pedaços de vida no período que qualquer um se identifica, do fogo sexual ao "o que é que eu vou fazer da minha vida?", a juventude. Pra falar da trilha sonora eu gastaria mais dois parágrafos, então fica só a dica: não perca o videoclipe nos créditos finais. E, atenção, no Recife o filme ficará só essa semana em cartaz, por conta do IX Janela Internacional de Cinema, que ocupa a sala a partir de 28/10. Kine rated 4/5

JOVENS, LOUCOS E MAIS REBELDES
Everybody Wants Some!! EUA 2016
de Richard Linklater
Exclusivamente em cartaz no Cinema do Museu
Quinta 20h00
Sexta 15h20 17h40 20h00
Sábado 17h45 20h00
Domingo 16h00 18h15
Terça 17h40 20h00
Quarta 15h20 17h40 20h00


Nenhum comentário: