sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Abertura IX Janela - Cinema, um animal político


Nesse ano de retrocesso, marcado pela subida ao poder de um desgoverno ilegítimo no Brasil, com lideranças ignóbeis nas áreas de educação e cultura prejudicando até o filme nacional mais relevante do ano, o Janela de Cinema entra contundente e necessário com a temática Cinema de Desobediência. A programação de abertura HOJE tem forte viés político. A primeira sessão às 16h00 no Cinema São Luiz resgata para a tela grande o clássico brasileiro de Leon Hirszman (1937-1987) ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981), sobre conflito entre pai e filho de família pobre da periferia durante uma greve de operários em São Paulo. Estrelado por Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, autor da peça teatral que deu origem ao filme que foi premiado internacionalmente, com Grande Prêmio do Júri, Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza.
No Cinema do Museu temos sessão de Abertura do Clássicos do Janela às 17h30 com MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO (1968), drama cubano de Tomas Gutierrez Alea, sobre Sergio, homem cujos pais, amigos e esposa o abandonam e partem para Miami, nos Estados Unidos. Sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena.
A programação do Cinema São Luiz segue às 18h45 com o lançamento de ANIMAL POLÍTICO, longa do pernambucano Tião, protagonizado por uma vaca em crise, a vagar em busca de iluminação existencial em lugares no Recife. O encerramento será com sessão às 21h15 com o curta O Delírio é a Redenção dos Aflitos do pernambucano Fellipe Fernandes e o longa de Ken Loach que recebeu a Palma de Ouro em Cannes esse ano, EU, DANIEL BLAKE, sobre um operário de 59 anos que, depois de sofrer um ataque cardíaco, enfrenta uma jornada difícil buscando seus direitos na burocracia dos serviços do Estado, onde irá conhecer uma desempregada com dois filhos.
ABERTURA SEXTA 28/10
Cinema São Luiz
16h00 ELES NÃO USAM BLACK-TIE Brasil 1981 2h03min
18h45 ROTEIRO SENTIMENTAL DO PRIMEIRO CINEASTA 8min
+ ANIMAL POLÍTICO 1h16min
21h15 O DELÍRIO É A REDENÇÃO DOS AFLITOS 21min
+ Palma de Ouro Cannes 2016 EU, DANIEL BLAKE 1h40min
Cinema do Museu Casa Forte
17h30 MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO Cuba 1968 1h37min

Nenhum comentário: